Seguidores

terça-feira, 24 de outubro de 2017

TALVEZ A VIDA ME ENSINE Autora: Profª Lourdes Duarte




TALVEZ A VIDA ME ENSINE
Autora: Profª Lourdes Duarte


Talvez a Vida me ensine a não esperar tanto da vida
Talvez a vida  me ensine a não  ver-te outra vez,
Talvez me ensine a lutar pelos meus sonhos
Talvez a vida me ensine a dizer Não,
E a entender que as vezes, o não é necessário dizer.


Talvez a vida me ensine a não ser tão ingênua,
Talvez a vida me ensine que tenho muito o que aprender,
Talvez a vida me ensine a não confiar cegamente nos outros,
Talvez a vida me ensine a não desprezar quem me ama
 E acreditar que certas amizades são passageiras.


Talvez a vida me ensine a aceitar que nem tudo é perfeito
Talvez a vida me ensine a não esperar o mal para recorrer a Fé,
Talvez a vida me ensine que tudo é passageiro
Talvez a Vida me ensine a não esperar perder as pessoas
Para só então  dar o devido valor que elas merecem.



Talvez a vida me ensine que nem tudo o que desejo terei,
Talvez a vida me ensine que crescer não significa ser mais idoso
Talvez a minha vida me ensine que amanhã será um novo dia,
Talvez a vida me ensine que o silencio é a melhor resposta
Quando se ouve uma bobagem de alguém que nos machuca.
Talvez a vida me ensine!



**********

São coisas da vida.
 Viver é um eterno aprendizado.
Em suas eternas armadilhas, a vida nos ensina e nos surpreende a cada dia! Viver é um desafio cujo propósito é ser feliz.
Cada obstáculo deve ser enfrentado com firmeza e serenidade.
As derrotas devem servir de aprendizado.
 A vida também tem controvérsias que te obrigam a tomar sérias e importantes decisões.
Ou você fica parado no tempo, esperando uma resposta ou uma vitória que nunca vem até você ou você toma uma atitude e encara tudo isso, de frente para a vida,  lutando, com dignidade em busca dos sonhos.
O importante é você ter consciência de que os únicos limites de sua mente, são aqueles que você acredita ter e que você pode lutar, ser criativo e viver bem, sendo feliz e fazendo os outros felizes, aprendendo sempre.
O importante  é evitar a inveja, não querer o mal dos outros, superar a ignorância e construir a confiança.
É aprender a gostar das pessoas pelo que elas são e não pelo que elas têm e acima de tudo, viver a sua vida , dando bons exemplos.
o importante é você se descobrir como um eterno aprendiz.


E pode ter certeza, a vida nos ensina muito!





23 comentários:

  1. Oi Prof. Lourdes,
    Maravilhosa postagem!
    Todos um dia passaremos por tudo isso que escreveu.
    Eu já era adulta aos 4 anos.Não posso falar aqui, só no e-mail
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga! imagino que lhe fez sofrer. Grata pela vista, volte sempre. Bjus

      Excluir
  2. Olá Lourdes, a vida sempre nos ensina com amor ou na dor, sempre de tudo tiramos lições, por vezes erramos, voltamos ao início, é a vida. Vale mesmo aprender a amar, a não ter inveja, a não querer o mal ao próximo. Linda composição

    ResponderExcluir
  3. Professora Lourdes, gostaria de seguir seus blogs não consigo seguir , meu email é do Hotmail, mas não sigo. amo suas mensagens as que escreve aqui e no seu blog que tem seu nome. Olhe, quando estou triste, deprimida navego até aqui na esperança de ter uma messagem que me ajude como um conselho. ando sofrida e preciso desse alento. suas mensagens tocam meu coração e tem mim ajudado muito. imprimi algumas , se aqui colocasse foto iria ver que é verdade a senhora, sem saber tem me ajudado muito é como se fosse minha psicóloga do coração e da alma. atmbem amo suas poesia lindas. Hoje lendo essa mesagem pensei, meu deus ela ainda assume que precisa aprender e eu!!!! obrigada continue escrevendo e nas minhas orações que lhe confesso as vezes tão triste nem rezo. vou pedir a Deus pela senhora. Olhe aquela mensagem que a senhora escreveu sobre sonhos e ser perseverante, ja li na minha escola como exemplo de vida. Meu nome é Líia Vitória alguns me chamam de li. desculpe meu desabafo mas a senhora é um exemplo mesmo se lhe conhecer pessoalmente.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lília vitória, Li !
      Li atentamente seu comentário e espero que volte aqui para ver minha resposta. Acredito que és uma jovem e quem sabe adolescente. Minha linda, na vida passamos por muitos atropelos que nos deixam tristes, preocupadas desanimadas, deprimidas... e não tem idade para isso acontecer. Já passei por situações que me deixaram muito pra baixo e ainda passo. Problemas tipo amor não correspondido, traição do namorado, algo que desejamos muito nossas amigas tem e nós não temos, notas baixas na escola, medo de alguma coisa... Tudo isso, muitos passaram e passam na vida, mas pode acreditar, tiramos de letra, quando levantamos a cabeça, procuramos nos amar mais, e ser fortes, pois nem tudo que sonhamos conseguimos mas temos muita coisa boa, uma delas é a vida!! Viver é maravilhoso e temos que ser felizes com o que temos e do jeito que somos. Ninguém é perfeito, pode ser lindíssima, não é um ser perfeito, alguma coisa de defeito tem.
      Nos últimos dias por exemplo, estou com muito medo, estou para agendar uma cirurgia na tireoide e haja medo. Mas vou confiando em Deus em primeiro lugar e nos médicos. Ser medrosa é um grande defeito meu que espero que a vida me ensina a ser menos medrosa. Kkkkk
      Não sou psicóloga, estudei como disciplina e ensinei durante muitos anos aos meus alunos e pode ter certeza, aprendi muito com os jovens que ensinei.
      Já estou com a idade avançada mas ainda estou na ativa, trabalhando ainda não tenho tempo de serviço para me aposentar da rede estadual. Tem dias que estou derrubadinha, mas me recarrego minhas energias com amor a minha profissão e supero.
      Você, nós temos muito que prender independentemente da idade que temos.
      Um conselho de experiência de vida: NINGUEM NEM NADA TEM MAIS VALOR QUE NOSSA VIDA. Ela é o maior presente que Deus nos deu.
      Fico feliz que minhas mensagens estejam tocando seu coração como frisou, não deixe que nada lhe atinja. Se você for uma adolescente ou uma jovem, lembra-se seus pais são os melhores amigos, eles sempre desejam o melhor para os filhos e muitas vezes quando somos jovens não valorizamos tanto quanto deveria. Lógico que tem exceções.
      Para você seguir o blog com o e-mail do GMAIL ou pelo celular é fácil. Caso não consiga, deixe no favoritos como estais fazendo. Obrigada! Fiquei feliz em saber que levou para escola minha mensagem.
      Abraços fique na paz de Deus.

      Excluir
  4. Lourdes cara amica, bellissime le tue riflessioni e mi piace quando scrivi: "Talvaz a vida me ensine que..." siamo coscienti dei nostri limiti e viviamo sempre nella speranza di apprendere a vivere. A volte ci riusciamo e a volte no e se non ce la facciamo ci sentiamo sconfitti, vorremmo vincere ma siamo piccoli, piccoli ospiti su questa amata Terra e allora cerchiamo almeno di volerci bene, di fare del bene e di rispettarci e rispettare tutto il Creato. Un grande abbraccio Prof. Lourdes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Elfazzurra! Estou feliz em saber que aprovas minha mensagem, que bom mesmo. Grata pela visita, volte sempre,abraços

      Excluir
  5. Oi Lourdes, adorei o seu texto, que passa uma mensagem pra vida, sim ela nos ensina, é a nossa escola, e passamos por muitos testes, as vezes com boas notas, outras ficamos de recuperação, aí é uma chance de aprendemos mais, e você nos passa muito aprendizado nos seus textos.
    Beijos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida. Que bom saber que gostou. Seja sempre bem vinda! Obrigada pela visita. Abraços

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá amiga, seja bem vinda ao meu segundo blog seguindo mais um que bom, obrigada!
      Abraços com desejos de uma noite de paz.

      Excluir
  7. Mais uma postagem fantástica! Amei

    Beijos
    Boa noite

    ResponderExcluir
  8. Bien positivo tu mensaje Lourdes, la vida tiene que unirnos en amor y comprensión.
    Abrazo

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lourdes!
    A vida ensina e vai moldando o nosso caminho! Me identifiquei com os seus questionamentos, talvez porque as oportunidades que temos, todas são para chegarmos na mesma conclusão.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  10. Olá Luma! Seja bem vinda ao meu cantinho. Volte sempre, grata pela visita. Abraços

    ResponderExcluir
  11. Um magnífico poema e uma belíssima reflexão sobre os ensinamentos da vida... para ler e reler... e reter as suas preciosas reflexões...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, querida Lourdes!

    A vida, talvez seja, o melhor livro, que folheamos e lemos. Com ela, tudo se aprende. Gostei da tua mensagem, que é uma sequência do teu poema.

    A vida é composta por pessoas e são mto mais as menos boas, que as boas. Inveja, grupinhos, disse k disse, nem ligo.

    Grata por tua vista. Estarei lendo e comentando, amanhã. Olha que hoje à uma da manhã daqui vai mudar a hora, ou seja, atrasará uma hora, ou melhor, já estamos no horário de inverno. Agora são quase meia noite e trinta.

    Beijos e um big abraço.

    ResponderExcluir
  13. Lourdinhas, o relógio do teu blog está certo? Não me parece, pke aí, e segundo o meu comentário, são 17:30. Ora, não pode ser, pke aqui já passa da meia noite e meia. Tanta hora de diferença! Costumam ser 4h de diferença entre o Brasil e Portugal.

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  14. Olá Lourdes
    como sempre você está inspiradíssima ! A poesia flui como água e produz encantamento ! Todos nós somos aprendizes na vida e essa lida se faz ora com facilidade ora com dificuldade. Achei muito bonito o comentário da Lília e o respeito que tem contigo. Que você seja luz nos caminhos dela, pois inspiração certamente está sendo.

    Lourdes, eu trabalho alguns dias durante a semana. Participo de uma feirinha onde vendo bijuterias. Domingo é um dia de trabalho, por isso não faço o post com a imagem. A medida do possível vou participando. Quando volto para casa só quero dormir, rs rs A idade chegou !
    bjs
    obrigada por tudo

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)
Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/
http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/