Seguidores

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

SERENIDADE E HARMONIA Lourdes Duarte

 


SERENIDADE  E HARMONIA

Lourdes Duarte


 

    Aprecio bons pensadores e muitos deles me chamam atenção com suas belas frases e pensamentos. Tem uma frase de  Thomas Mann, que diz,

“Concedei-nos, Senhor, serenidade necessária, para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguirmos umas das outras”.

Viver em tempos atuais, ou seja, em meio a uma sociedade moderna, com os acontecimentos nos preocupando, entre eles, violência, dificuldades familiares e financeira, falta de trabalho, o caos na saúde, guerras, a mobilidade nas ruas um tormento, falta de moradia, desastres naturais, etc. Definitivamente, não é fácil ter serenidade em todas as circunstâncias! Por mais que tentemos viver em harmonia consigo mesmo e com os outros, está difícil!

Concordo com Augusto Cury, quando diz que, “As sociedades modernas vivem tempos insanos. A serenidade é um artigo de luxo”.

 Serenidade não é ter bens materiais, contas recheadas nos bancos... é ter na consciência de que os problemas existem e que  mesmo no epicentro dos nossos problemas devemos encontrar forças para harmonizar a vida e seguir vivendo feliz. É domar os ímpetos, típicos que só os humanos possuem é ter a coragem de aceitar o que não pode mudar e  mudar o que for preciso para viver bem consigo mesmo e com os outros. Como diz Epicuro, “O homem sereno procura serenidade para si e para os outros”. Serenidade é um exercício diário para se está bem, com um coração feliz, em harmonia com o meio em que vive e as pessoas ao seu redor.


Abraços, com o desejo de que todos tenham muita serenidade e harmonia em suas vidas.

 

 


segunda-feira, 19 de agosto de 2024

AMIGOS DE VERDADE SÃO JOIAS RARAS - Lourdes Duarte

 


AMIGOS DE VERDADE SÃO JOIAS RARAS - Lourdes Duarte


 

   Pensando bem, em tudo o que a gente vê e vivencia, ouve e pensa, ter amigos de verdade é difícil porque quase não existe pessoas certas em quem podemos confiar, a não ser no nosso convívio familiar ,como por exemplo os nossos pais e  irmãos.

É bem verdade que podemos ter milhões de amigos, mas aquele que podemos compartilhar tudo da nossa vida, são poucos.

Para ser um amigo de verdade, a vida toda é preciso muita renúncia, até mesmo no pensa, no agir... porque cada ser é único e muitas vezes o meu amigo, me contraria, no seu jeito de agir, de falar, na sua personalidade e com todas essas discordâncias  eu permaneça amigo.
É preciso não esquecer que ninguém vem perfeito para nós.
É preciso ver o outro com os olhos da alma e se deixar cativar, Entretanto amigo de verdade também repreende quando o outro erra, para que não se moldem um ao outro como se molda uma cópia de uma escultura, só para não deixar de ser amigo! Por esta razão é difícil ter um verdadeiro amigo, porque parra muitos, amigo é aquele que aceita seus erros e envereda nos mesmos, sem o contradizer.

Um amigo de verdade, pode até te fazer chorar quando mostra teus erros, mas uma hora depois vai estar enxugando suas lágrimas, e lhe desejando bem. Essa pessoa talvez te magoe e depois te encha de mimos pedindo seu perdão, e de forma sutil continuará te ouvindo, de certa forma ambos se completando. Tem uma frase de um autor desconhecido que diz,” Um verdadeiro amigo é aquele que está ao seu lado nos momentos difíceis e nos momentos felizes, são como diamantes, raros e preciosos. Lembre-se, a amizade é o melhor presente que podemos dar e receber e com certeza a nossa vida fica mais rica, tendo, e sabendo ser um verdadeiro amigo. 

Bem lembrou a nossa amiga Rosélia Bezerra, no comentário da postagem anterior, quando citou Caio, " Cuidar da dor alheia atenua a nossa". Isso resume o que é ser amigo. Como escreveu a nossa amiga Mona Lisa  anteriormente, "  Devemos ser como o sol que se levanta, brilha e ilumina o mundo e os outros". Este é o caminho para sermos felizes, cultivando uma verdadeira amizade.

 



Abraços da amiga Lourdes Duarte.