Seguidores

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

SERENIDADE E HARMONIA Lourdes Duarte

 


SERENIDADE  E HARMONIA

Lourdes Duarte


 

    Aprecio bons pensadores e muitos deles me chamam atenção com suas belas frases e pensamentos. Tem uma frase de  Thomas Mann, que diz,

“Concedei-nos, Senhor, serenidade necessária, para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguirmos umas das outras”.

Viver em tempos atuais, ou seja, em meio a uma sociedade moderna, com os acontecimentos nos preocupando, entre eles, violência, dificuldades familiares e financeira, falta de trabalho, o caos na saúde, guerras, a mobilidade nas ruas um tormento, falta de moradia, desastres naturais, etc. Definitivamente, não é fácil ter serenidade em todas as circunstâncias! Por mais que tentemos viver em harmonia consigo mesmo e com os outros, está difícil!

Concordo com Augusto Cury, quando diz que, “As sociedades modernas vivem tempos insanos. A serenidade é um artigo de luxo”.

 Serenidade não é ter bens materiais, contas recheadas nos bancos... é ter na consciência de que os problemas existem e que  mesmo no epicentro dos nossos problemas devemos encontrar forças para harmonizar a vida e seguir vivendo feliz. É domar os ímpetos, típicos que só os humanos possuem é ter a coragem de aceitar o que não pode mudar e  mudar o que for preciso para viver bem consigo mesmo e com os outros. Como diz Epicuro, “O homem sereno procura serenidade para si e para os outros”. Serenidade é um exercício diário para se está bem, com um coração feliz, em harmonia com o meio em que vive e as pessoas ao seu redor.


Abraços, com o desejo de que todos tenham muita serenidade e harmonia em suas vidas.

 

 


10 comentários:

  1. Boa tarde de Paz, querida amiga Lourdes!
    "O homem sereno procura serenidade para si e para os outros"
    Tenho certeza de que, assim vivendo, a serenidade alcanca espaço em nosso coração de forma plena.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade querida, "O homem sereno procura serenidade para si e para os outros" Sem serenidade e sem pensar nos outros seremos pessoas egoístas. Grata pela visita, volte sempre abraços.

      Excluir
  2. Gosto das leituras que nos proporcionas aqui,Lourdes! Ótimo fds! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gosta das minhas leituras amigas, e eu amo suas visitas! Obrigada! volte sempre.

      Excluir
  3. Um texto elucidativo sobre a forma como nos devemos comportar para interagirmos da melhor maneira possível.
    É inquestionável a oportunidade do texto.
    Bom fim de semana.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amigo Juvenal, pelo comentário e sua visita. Volte sempre!

      Excluir
  4. Serenidade e harmonia é o que todos precisamos.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  5. Já tinha saudades de ler as suas crónicas filosóficas, onde todo o seu saber se reflete nas palavras sempre bem escolhidas, criando uma narrativa agradável de se ler. E esta não foge à regra, é excelente.
    Tenha uma boa semana, querida Lurdes.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amigo Jaime Portela pela visita e comentário. Que bom que gostas dos meus escritos, fico feliz. Volte sempre, abraços.

      Excluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)
Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/
http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/