Seguidores

domingo, 8 de dezembro de 2019

SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO





  No segundo domingo do Advento, acende-se na Coroa do Advento, a segunda vela – a verde; essa simboliza a esperança, e representa a fé dos Patriarcas. Eles creram no dom da terra prometida. Para nós, simboliza a esperança da vida eterna com Deus, desfrutando de sua vida bem-aventurada. Essa esperança está toda em Jesus, que nascerá da tribo de Judá: “Brotará uma vara do tronco de Jessé, e um rebento brotará de suas raízes”
Pela fé, os Patriarcas (Abraão, Isaque, Jacó) superaram todos os obstáculos e tomaram posse das Promessas de Deus. Nós, também, acreditamos no perdão de Deus, e numa vida reconciliada com Ele. “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento”


É também, uma oportunidade de meditarmos em nossa fé; nossa opção religiosa por Jesus Cristo; nosso amor e compromisso com a Santa Igreja Católica – instituída por Ele para levar a salvação a todos os homens, de todos os tempos. Qual tem sido o meu papel e o meu lugar na Igreja? Tenho sido o missionário que Jesus espera de todo batizado, para salvar o mundo?



A Igreja nos coloca, nesse segundo domingo do Advento, diante da grandiosa figura de São João Batista, cuja mensagem ajuda a ressaltar o caráter penitencial do Advento – a esperança da salvação: “Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas! ” (Mc 1,2-3).
O Profeta Isaías (40,1-11) traz a esperança ao povo de Deus, com o perdão de suas faltas e como um pastor cuida de suas ovelhas: “Consolai o meu povo, consolai-o! – Diz o vosso Deus -. Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que sua servidão acabou e a expiação de suas culpas foi cumprida; ela recebeu das mãos do Senhor o dobro por todos os seus pecados.

Fonte: https://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/advento/2o-domingo-advento-qual-o-significado-da-vela-verde/



7 comentários:

  1. Que possamos sempre estarmos prontos a receber Jesus no coração, nascendo sempre a luz em nós. Bom dia amiga. Tem novidade no blog

    ResponderExcluir
  2. Tão lindo esse ritual religioso de acendimento a cada semana de velinhas nesse período. Aqui sempre o fizemos! bjs, lindo domingo! chica

    ResponderExcluir
  3. Publicação sublime :))

    Bjos
    Votos de uma óptima noite

    ResponderExcluir
  4. Boa noite de Domingo, querida amiga Lourdes!
    Que a aproximação do Natal seja maior intimidade com Deus!
    Muito bonito seu texto poético, amiga.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhiso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida amiga Lourdes!
    O que eu aprendi aqui. Este ano já não dá para cumprir o Tempo do Advento, mas em 2020 não me irei esquecer. Achei um encanto o ritual da velas.
    Obrigada, amiga, por esta publicação maravilhosa!
    Beijo, uma semana cheia de luz e paz.

    ResponderExcluir
  6. Sou uma católica não praticante, daí não perceber muito destas coisas!:)
    -
    --> O meu paraíso nublado ...
    Beijo e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  7. Já se sente o espírito do Natal.
    Uma época mágica.
    Bjs, boa semana

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)
Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/
http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/