Seguidores

segunda-feira, 22 de junho de 2015

FESTEJOS JUNINOS NO NORDESTE É BOM DEMAIS!



 

FESTEJOS JUNINOS NO NORDESTE É BOM DEMAIS!

Profª Lourdes Duarte





Os festejos juninos, no Brasil são manifestações populares que melhor representam nossos valores e tradições.

Tradicionalmente no Brasil , no mês de junho, vivencia-se as festas juninas em homenagem aos Santos: Santo Antônio , São João e São Pedro.

É uma festa com diversos significados, com influência da cultura : francesa, portuguesa, chinesa, espanhola e nordestina.
Muito Forró, muita comidas típicas  de cada região e muitas brincadeiras, marcam este período.

Estes festejos no Brasil, são identificados como uma celebração trazida pelos portugueses católicos para louvarem a São João.

As comemorações aos Santos não só acontecem no Nordeste, como do sul ao norte, cada região comemora da sua maneira. Porém, as maiores e mais famosas festas são realizadas  em Campina Grande/PB, chegando a reunir milhares de pessoas durante a sua realização e  em Caruaru que é considerada a Capital do Forró. 
Na Capital pernambucana em diferentes bairros são organizadas festas que reúnem multidões e é difícil, ter um município pernambucano que não realize festas juninas e todas muito animadas. Nas zonas rurais são comemoradas com muito Forró e comidas típicas, não ficando para trás das cidades.  Por isso é reconhecido, bom demais os festejos juninos no Nordeste.

Os nordestinos comemoram com muita alegria e  as festas acontecem e  com muita animação até amanhecer o dia. 
Da Capital Recife aos mais longínquos município tem forró,muita festa e comidas típicas que agradam o paladar não só dos nordestinos como dos turistas que chegam para se divertir e provar das delícias dessa culinária diversificadas e atraente.


VIVA  SANTO ANTÔNIO , SÃO JOÃO E SÃO PEDRO!

BOM DIVERTIMENTO E BOM APETITE!
 


3 comentários:

  1. Prof.ª Lourdes Duarte, os santos populares, como outra manifestações culturas, como, o carnaval, ou outras, tiveram origem na aculturação, ditada pela colonização, que juntou a tradições locais, como o forró. Hoje o maior São João do mundo, com um mês de festa, verifica-se em Campina Grande, Paraíba. Em Portugal, o maior São João e no Porto, se resumindo á noite de vinte e três.
    No entanto a cultura Lusófona ficou muito enriquecida.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Lourdes
    As festas juninas trazem uma riqueza cultural imensurável e como é prazeroso participar destes festejos; Tudo muito colorido e alegre e ainda as comidas que deixam a gente com água na boca pois possuem um sabor inigualável
    Bom São pra você amiga
    Beijos e um sorriso

    ResponderExcluir
  3. Oi Lourdes, é sempre bom vim aqui no seu cantinho, gosto muito da comida tipica de julho uma gostosura. Tava com saudades de vc e de seu cantinho. Um bom feriado. Bjs

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)
Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/
http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/